top of page
Buscar

O que é a Tecnologia de Microcápsulas?

  • Foto do escritor: Croma Microencapsulados
    Croma Microencapsulados
  • 9 de abr.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 12 de mai.

A encapsulação consiste em isolar uma partícula ou molécula do meio externo por uma barreira material, durante determinado tempo. A diferença entre encapsulação, microencapsulação e nanoencapsulação está no tamanho da cápsula.


Os primeiros registros de tentativas de aplicação da microencapsulação datam dos anos 30, mas o primeiro produto com material encapsulado só surgiu em 1954 quando a empresa norte-americana Nacional Cash Register foi a pioneira ao comercializar um papel de cópia sem carbono, que consistia num papel cujo verso era revestido por camada de microcápsulas de tinta que, ao serem pressionadas, arrebentam, liberando o pigmento.


A tecnologia de encapsulação têm várias utilidades. Por exemplo, aumentar a vida útil de um composto volátil, proteger materiais de radiação ultravioleta, umidade ou contato com o oxigênio, impedir reações químicas entre duas espécies ativas e modificar densidade, cor, forma volume ou fotossensibilidade de uma substância.


Devido às vantagens apresentadas, as técnicas de microencapsulação têm sido empregadas em diversos setores da indústria, tais como o setor farmacêutico, o alimentício, o de cosméticos e o de fragrâncias. Em qualquer um desses setores, os objetivos de se utilizar a microencapsulação são basicamente os mesmos, podendo ser resumidos em:


- proteger uma substância de ataques externos que possam degradá-las;


- aumentar a sua estabilidade e, consequentemente, seu desempenho;


- permitir uma liberação progressiva e controlada

.

Existem diversos métodos de microencapsular uma substância, dependendo do estado físico e características da mesma.


(Fonte: Cosméticos & Perfumes - Vol. VI - nº 38 - 2005)
 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


©2025 Croma Microencapsulados

bottom of page